
Notícias
05/07/2023
Cresce a exportação e importação de máquinas e equipamentos
Após um mês de forte baixa (abril), todas as variáveis do balanço de maio do setor de máquinas e equipamentos vieram positivas. Destaque para a exportação, com alta de 35,7% sobre o mês anterior, e a importação, com alta de 27%. Na comparação com maio de 2022, os índices também são positivos: 22,2% nas exportações e 4,7% nas importações.
No mês, as exportações totalizaram US$ 1,3 bilhão. Trata-se do maior volume exportado pelo setor de bens de capital mecânicos desde 2012. Segundo dados da Abimaq, que apresentou o balanço mensal na semana passada, no período janeiro/maio, o setor acumulou crescimento de 23% nas suas exportações
O total importado de máquinas e equipamentos em maio somou US$ 2,6 bilhões – o dobro das exportações. No acumulado de janeiro a maio, as importações cresceram 13% em relação ao mesmo período de 2022.
Praticamente todos os segmentos analisados aumentaram as compras externas, com exceção de máquinas para infraestrutura e indústria de base (-12,3%). Houve crescimento nas importações de máquinas para a indústria de transformação, para logística e construção, fabricação de bens de consumo, para agricultura e para petróleo.
Saiba mais 👉 https://www.usinagem-brasil.com.br/54771-cresce-a-exportacao-e-importacao-de-maquinas-e-equipamentos/
Voltar