Notícias

24/01/2023

Produção e exportação de veículos superam previsões

“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externo”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, na semana passada, ao apresentar o balanço do setor automotivo de 2022. O balanço apresentou números positivos de produção e exportação, e de estabilidade nas vendas.
 
Com as 191,5 mil unidades que deixaram as linhas de montagem em dezembro, o ano fechou com 2,37 milhões de unidades produzidas, alta de 5,4% sobre 2021. Segundo a entidade, contribuiu para este resultado a sensível redução das paralisações de fábricas no segundo semestre, com uma melhora parcial no fluxo de componentes eletrônicos.
 
Para 2023, a expectativa da Anfavea é de aumento de 2,2% na produção de veículos, atingindo 2,42 milhões de unidades. A previsão é de alta de 4,2% para automóveis e comerciais leves e queda de 20,4% para caminhões e ônibus. Segundo a entidade, “o segmento de pesados será impactado pela mudança da regra de emissões para o Proconve P8, que deve provocar um inevitável reajuste de preços”.
 
Já as vendas no mercado interno totalizaram 2,104 milhões de unidades, 0,7% abaixo do número registrado em 2021, confirmando o quadro de estabilidade que já era previsto pela entidade desde a metade do ano. Automóveis e ônibus tiveram melhor desempenho que no ano anterior, mas a queda de caminhões e comerciais leves puxou para baixo o resultado geral.
 
Para 2023, a entidade projeta vendas de 2,17 milhões de veículos, alta de 3% sobre 2022. Mais uma vez, os leves deverão puxar o número, com elevação estimada em 4,1%, ante queda de 11,1% dos veículos pesados.
 
Continue lendo: https://bit.ly/3DbkYW2

Produção e exportação de veículos superam previsões


Voltar
WhatsApp