
Notícias
25/08/2022
Produção industrial cresce em julho, aponta CNI
De acordo com a última Sondagem Industrial, publicada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, em julho a produção industrial alcançou 51,8 pontos. Geralmente, o valor médio para os meses de julho é de 51,2 pontos, o que aponta o aumento do ritmo da produção acima da média neste ano.
“Tipicamente há um aumento da produção entre junho e julho. No entanto, o indicador ficou acima da média para o mês, que é de 51,2 pontos. Assim, observamos uma melhora no ritmo de crescimento da produção industrial”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica na CNI.
O emprego industrial também apresentou aumento em julho na comparação com junho (0,4 ponto à frente). O índice atual é de 51,2 pontos, apontando alta pelo terceiro mês consecutivo.
A Utilização da Capacidade Instalada variou 1% em julho, chegando a 71%, o maior volume registrado até o momento em 2022. Segundo a CNI, o resultado supera o percentual médio dos meses de julho desde o inicio da série histórica, de 69%, em 2011.
O índice de evolução do nível de estoques também cresceu em julho, registrando 50,6 pontos. Já o índice de estoque efetivo em relação ao planejado passou de 49,2 pontos para 50,1 pontos, mostrando que o nível de estoques de produtos finais efetivo ao fim de julho é o planejado pelas empresas.
No mês de agosto, o índice de intenção de investimento chegou a 56,9 pontos, 1 ponto maior na comparação ao mês de julho. De acordo com a publicação da CNI, é o maior resultado desde fevereiro deste ano, quando o índice ficou em 58,2 pontos.
Foram ouvidas, para a pesquisa, 1.857 empresas entre 1º e 9 de agosto de 2022.
Fonte: Usinagem Brasil.
Voltar